H. P. Lovecraft não foi apenas o maior inovador do gênero fantástico depois de Edgar Allan Poe, influenciou também grande parte da literatura insólita, seja ela gótica, de horror ou ficção científica do século XX. Ao elaborar um universo ficcional em torno da ideia de que a Terra, muito antes do aparecimento do ser humano, fora habitada por monstruosas divindades alienígenas, que poderiam ser invocadas, com consequências nefastas para a humanidade, Lovecraft criou um subgênero que ficou conhecido como horror cósmico, inesgotável fonte de inspiração para autores, ilustradores, quadrinistas, roteiristas e diretores de cinema de todo o mundo até hoje.
Contos reunidos do mestre do horror cósmico recolhe pela primeira vez em língua portuguesa o cerne da produção lovecraftiana: a narrativa curta completa, composta de todos os contos à exceção das novelas, noveletas e romances breves, de seus escritos como ghostwriter e das histórias de autoria compartilhada. Para traçar um panorama coerente da opera lovecraftiana, as 61 histórias foram divididas em blocos temáticos e anotadas. A organização apresenta vasto apêndice contendo ensaio biográfico, ensaios críticos, iconografia, filmografia, bestiário, cronologia e bibliografia elaborados pelos principais estudiosos brasileiros do autor. A introdução e a supervisão editorial são de S.T. Joshi, o maior especialista da atualidade na vida e na obra de Lovecraft.
Ciclo de Cthulhu reúne os contos relacionados a mais fascinante e temível das divindades alienígenas do panteão mitológico criado pelo autor, assim como as histórias relacionadas a outros mitos lovecraftianos. As histórias de Cthulhu e de outras divindades extraterrenas influenciaram de tal modo a imaginação de inúmeros autores que ensejaram o que poderíamos chamar de universo ficcional compartilhado e colaborativo, no qual os autores retomam e desenvolvem temas desse ciclo em suas próprias obras.
Ciclo dos Sonhos reúne os contos de inspiração dunsaniana e remetem às Dreamlands, terras e civilizações bizarras, não raro habitadas por criaturas inefáveis e situadas em outras dimensões, acessíveis apenas por meio da atividade onírica.
Miscelânea reúne os contos fantásticos, góticos, de horror e ficção científica que não se enquadram diretamente em nenhum dos dois ciclos do volume anterior ou apenas aludem a eles de forma episódica.
Juvenília compreende os contos imaturos da infância do autor que chegaram até nós, escritos entre 1898 e 1902, período em que a influência de Poe e do discurso científico em geral já se fazem notar no tom e na matéria dos enredos. Uma viagem fascinante à mente de um autor em formação.
Introdução S. T. Joshi, Tradução Francisco Innocêncio. Capa dura. Formato 16x23 cm. 608 páginas. Editora Ex Machina. 2017.
Maiores informações loploplivros@gmail.com